sábado, 25 de outubro de 2008

HISTÓRIAS SOBRE O LINHO


Os egípcios eram proibidos de serem enterrados com vestes produzidas com fibras animais. A mumificação era feita para o povo, com camadas de panos velhos, outras de panos novos e por último em invólucro de linho. Já os faraós, reis e rainhas, sumos sacerdotes e altas autoridades eram totalmente embalsamados com o linho, que sempre teve a linguagem do poder, ainda que o povo usasse esse tecido em versões mais rudimentares.
Em algumas cilizações antigas o linho possuía valor monetário e era moeda de troca muito utilizada. Nas guerras, epidemias, cataclismos, etc. os tecidos eram trocados por alimentos. Mas além desse aspecto material, olinho branco-principalmente quando cintilante em sua brancura obtida com lavagens especiais-simbolizava sagrado e a pureza.
Na Bíblia há diversas menções ao limho, tanto no Antigo como no Novo Testamento. O Santo Sudário, manto no qual foi envolvido após a retirada da cruz, também consta que era feito de linho.
A indústria do linho no território onde hoje é a França, foi introduzida pelo imperador Carlos Magno no Século VIII d.C.

Parágrafos retirados do livro Fio a Fio ( tecidos, moda e linguagem)

Autora: Gilda Chataignier

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MODA EM POUCAS PALAVRAS.


Este é um pequeno texto que explica o que é a moda.
Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é composta de diversos estilos o que podem ter sido influenciados sob diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.
Para criar estilo, os figurinistas utilizaram-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.
A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk , de um skatista e de um pop star, nas passarelas do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido das avós.